4 ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA CONSTRUIR RELACIONAMENTOS DE SUCESSO

4 Estratégias Essenciais na Construção de Relacionamentos de Sucesso

Relacionamentos de Sucesso – Você deve concordar comigo que, os relacionamentos estão presentes em todas as áreas das nossas vidas. Existem vários tipos de relacionamentos, mas em relacionamento de sucesso, vou abordá-los de maneira generalista.

Claro que nem todos os relacionamentos são duradouros, seguros e sólidos. A bem da verdade, que há pessoas que nos promovem prazer ao nos relacionarmos com elas, e outras nem tanto. Principalmente porque a primeira nos possibilita uma troca justa, entretanto a segunda suga toda a nossa energia, porque doamos muito mais pra essas pessoas do que recebemos delas.

Ao decorrer da vida, lidamos com pessoas de comportamentos fáceis e outras difíceis. Algumas temos mais afinidade, já outras menos. Podemos afirmar que todas as elas são diferentes da gente, umas mais outras menos. Essas diferenças são essenciais para o nosso desenvolvimento e podemos assim, completarmos uns aos outros.

Outra verdade sobre as relações, é que o ser humano foi criado para viver em comunidade. Se por acaso, o nosso propósito de vida é nos distanciar das pessoas, realmente estaremos totalmente longe da nossa real missão e precisamos ajustar isso o mais rápido possível.

Não existe possibilidade nenhuma de vencermos os desafios da vida, sem a ajuda de amigos, colegas, familiares e outros, ou seja, sem se relacionar não seremos nada do que realmente deveríamos ser. Por isso, é tão importante se relacionar com pessoas certas e que agregue valor. Apenas obedecendo esta regra, podemos ser um sucesso.

Outro ponto importante, é ter consciência que todas as organizações são constituídas por pessoas, e através da interação e integração dessas pessoas é que são alcançados os resultados do trabalho. Portanto, se não gostamos de  nos relacionar com pessoas, realmente estamos em maús lençóis.

O relacionamento é a chave que abre a porta da realização ou da frustração.  Por isso, que a resposta pra tudo na vida, está no fato de como nos relacionamos com as pessoas.

Os relacionamentos são os resultados das nossas próprias escolhas. Assim sendo, somos nós os principais responsáveis pela sua construção.

Na minha opinião, não prestamos muito atenção nos tipos de relacionamento que estamos gerando, por este motivo escrevo este artigo sobre como construir Relacionamentos de Sucesso.

Invista Em Relações Construtivas

Relacionamento de Sucesso Tem  Um Custo – Quando investimos em relacionamentos, de forma direta ou indireta aumentamos as nossas possibilidades, oportunidades e forças em diversas áreas. Quem investe em relacionamento, certamente é muito mais feliz do que o que não investe.

Investir em relacionamento basicamente é acreditar, confiar, defender, encorajar e perdoar as pessoas. Um relacionamento estruturado tem como característica o ganha ganha, ou seja, existem benefícios para ambos os lados.

O aprendizado mútuo encontrado nas relações, promove maiores acertos, encurtamento de caminhos, melhores e maiores resultados de gestão e alavancagem de performance na vida e na carreira. Isso acontece, porque os integrantes compartilham informações e conseguem aprender com os erros e acertos uns dos os outros.

No relacionamento, devemos nos atentar para alguns erros, como, não ouvirmos ou não deixarmos o outro falar. Um relacionamento produtivo é não baseado no simples fato de termos amigos, colegas ou familiares por perto, mas sim, o quêcomo e quanto as ouvimos atentamente.

As vezes pensamos, que desrespeitar é somente quando somos mal educados e gritamos com as pessoas. Não necessariamente! O maior desrespeito é desvalorizar a potencialidade e a força delas. Já bem dizia o filósofo cristão francês Blaise Pasca, “ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar”.

Devemos demonstrar o nosso interesse às pessoa. Produza relacionamentos importantes, eles vão potencializar suas forças e te encorajar nos momentos difíceis. Se preocupe com o outro e não somente consigo, busque amar as pessoas antes de ser amada por elas.

Necessitamos nos cercar de pessoas que nos incentivem a continuar, mesmo que tudo esteja dando errado. Mas, cuidado com o “eu”, quando você está levando a melhor no relacionamento é bem provável que algo desagradável aconteça. Lembre-se da reciprocidade…

Em contrapartida, devemos nos afastar de quem deseja e trabalha para o nosso insucesso. Muitas pessoas, creio que inocentemente, minimiza equivocadamente o impacto que outros têm sobre suas vidas.  É indispensável que tenhas muito cuidado ao compartilhar os seus sonhos, tomara seus mais íntimos segredos.

Relacionamento negativos são terríveis e seus efeitos imensos ao longo do tempo. Se você conserva um relacionamento com essas características, muito em breve estará em grande embaraço. Reflita sobre o que disse John C. Maxwell no seu livro Talento não é tudo.

Se um relacionamento exige que você invista energia em parte do tempo, isso é normal. Se um relacionamento consome sua energia o tempo todo, então esse relacionamento tem um efeito negativo sobre você“.

A Importância de Sermos Diferentes

É provável que você conheça pessoas que se intitulam “donas da verdade”. Até com essas pessoas aprendemos grandes lições que podem ser levadas para a vida, no mínimo, como não devemos ser.

É provável que tenhamos algum  tipo de afinidade com algumas das pessoas próximas a gente, porém, ninguém é absolutamente igual ao o outro. Cada ser humano possui um diferencial. As pessoas que pretendem ter um relacionamento de sucesso precisa aprender valorizar essa diferença.

Sobretudo, algumas pessoas acreditam que podem conviver com as outras sem dá a devida importância para a interação positiva. Contrapondo esta ideia, acredito, que, somente através de uma convivência saudável e sincera é que os resultados positivos irão se estabelecer a médio e a longo prazo.

Porém, para construir um relacionamento de sucesso, principalmente se tratando da relação líder e liderado no trabalho, é fundamental primeiro vencer o próprio orgulho e prepotência. Uma boa liderança no trabalho é quase sempre fruto de uma relação de respeito as ideias distintas.

O gestor de pessoas é o canal entre a relação dos interesses estratégicos da organização e o seus cooperadores. Apenas com diálogos autocratas, não é possível criarmos uma linha de harmonia que produza a performance desejada e o cumprimento desses interesses.

Por isso, o gestor é o filtro de sugestões e ideias do time, e assim eventualmente alinhar os processo de trabalho com as capacidades e habilidades dos colaboradores. Sem essa modelagem o papel do gestor é anulado e sua aceitação mínima, até o momento que se torna improvável a sua continuidade!

Através das relações estruturadas nos tornamos seres humanos melhores e mais felizes. Ninguém alcança nada sozinho, por isso devemos engajar todos que podem contribuir com o nossa vida e com o nosso sucesso.

Desmistificando o Verdadeiro Problema dos Relacionamentos

Provavelmente você já ouviu a seguinte frase, “não é fácil lidar com gente“. Quem fala isso, realmente não está de todo errado, o problema começa quando focamos a questão no outro e não na gente.

Primeiramente, devemos estudar o nosso próprio comportamento! Muitas vezes estamos culpando os outros por coisas que nós mesmos provocamos e isto é uma fraqueza de caráter.

Qualquer nível de relacionamento, evidência forças e fraquezas de caráter. O caráter, não é o que as pessoas pensam da gente, nem o que aparentamos ser, nem o que dizemos, mas sim, quem realmente somos. O caráter é a verdade a nosso respeito.

Quantas vezes já culpei outros pelas minhas próprias falhas, e vise-versa, isso é muito comum nas relações. Você aí nunca foi prejudicado ou favorecido por algo semelhante? Creio que todos nós, já fomos! Pois é, não assumir as coisas ruins que ocorrem com conosco é um grande empecilho para alcançarmos relacionamentos de sucesso.

É muito mais fácil culpar e criticar alguém pelo nosso insucesso e não fazermos a nossa parte, do que realmente encararmos a verdade sobre os fatos. Desse modo, nos tornamos ignorantes e permanecemos na zona de conforto, não assumindo as nossas responsabilidades por erros cometidos, e prosseguimos com a nossa máscara de “bom moço”, tentando enganar os outros. No entanto, verdadeiramente jamais vamos conseguir nos enganar.

Partindo desse ponto, podemos notar que, somos nós mesmos que dificultamos o sucesso das nossas relações. Agora, se aspiramos algum tipo de triunfo, temos que ser humildes ao ponto de enxergarmos a verdade, e corrigirmos as falhas de caráter, tanto essa como outras.

Deixando Trincheiras da Desconfiança

Visto que reconhecemos a importância dos outros nas relações, avançamos para granjear relacionamentos duradouros e eficazes. O relacionamento é uma habilidade de valor incalculável, somente as pessoas maduras conseguem obter êxodos em seus relacionamentos, porque os coloca no topo da lista de prioridades.

Nesta última etapa, vamos estudar o que devemos fazer para confiar mais nas pessoas. A primeira coisa, é entender que não existe relacionamento sem confiança. A confiança é o fundamento de qualquer relacionamento. O escritor e filósofo Ralph Waldo Emerson escreveu, “A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem a alegria da companhia; está na inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e está disposto a confiar em você“.

Logicamente que confiança é um tipo de investimento que as vezes ganhamos, as vezes perdemos. A questão principal é quem confiar, não é em qualquer um que confiamos! De forma, que não podemos ficar com medo deste risco, se assim pensarmos, também não poderíamos confiar em nós mesmos!

Na liderança, a confiança também fundamental. Os líderes precisam acreditar na sua equipe e em cada indivíduo. Umas das maneiras mais eficientes de transmitir confiança aos liderados é os delegando tarefas importantes. Com isso, o líder aumentará o nível de confiança de toda equipe e de uns para com os outros.

Portanto, comece a construir seu sucesso agora. Converse com pessoas próximas, solicite ajuda em uma determinada tarefa, ouça sugestões, prepare-se para os grandes desafios e sucessos.

Conclusão

Através deste artigo, apresentamos o tema 4 Estratégias Essenciais Para Construir Relacionamentos de Sucesso. Visto que as relações são primordiais para o sucesso pessoal e profissional, e que jamais devemos negligencia-los, podemos concluir que aqueles que o minimizam, estão predestinados ao fracasso.

Reconhecemos também a exclusividade do pensamento humano. De modo, que cada pessoa é singular no seu modo de ver, por isso existem muitas dificuldades de entendimento e interação entre as elas, segue no campo da vida ou dos negócios. Também compreendemos que não é possível a construção ou a permanência do sucesso, sem a participação  e o engamento efetivos das pessoas.

Notamos ainda, que devemos combater o próprio orgulho e corrigir as falhas de caráter, se quisermos atrair pessoas talentosas e amorosas. Também permitir a sua interação através das críticas, sugestões e observações sobre tudo na vida, criando assim uma forte confiança e recíproca.

Definitivamente reconhecemos que, não existe outro caminho para o sucesso, não adianta ser uma pessoa extremamente talentosa e competente. O relacionamento tem o poder de proteger os nossos talentos e as nossas competências. O resultado dos nossos relacionamentos é um tipo de avaliação de quem realmente somos, se nossos relacionamentos são positivos é porque também somos pessoas positivas, bem como o contrário, também é verdadeiro.

O verdadeiro amigo conhece suas fraquezas, mas lhe mostra seus pontos fortes; sente seus temores, mas fortalece sua fé; vê suas ansiedades, mas liberta o seu espírito; reconhece suas incapacidades, mas enfatiza suas possibilidades“. William Allen Ward

Autores:

Ricardo Campos 

Silvia Nunes Campos

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

Website:

1 Comentário

  1. Silvia

    Ótimo artigo!

Deixe uma resposta