[MUDANÇA DE HÁBITO] 5 VERDADES QUE PRECISAMOS APRENDER SOBRE MUDANÇA DE HÁBITO

Mudança de Hábito

Neste artigo vamos estudar 5 Verdades Que Precisamos Aprender Sobre Mudança de Hábito. Muitos de nós temos consciência que precisamos mudar algum hábito em nossas vidas, mas não conseguimos! Porque não conseguimos? A verdade sobre a mudança de hábito é o Foco e o principal objeto desta matéria!

Um dos principais indicadores que aponta a necessidade de uma possível mudança de hábito é a própria Consciência de quem realmente Somos e não do que parecemos Ser, ou seja, parte de dentro de nós mesmos!

A maturidade da consciência nos ajuda na identificação dos maus hábitos e a transforma-los para o bem. Cada pessoa possui sua velocidade e seu tempo, por isso, a mudança de hábito geralmente acontece lentamente.

Ao passar dos anos é grande a probabilidade de nos tornamos mais conscientes e sinceros conosco mesmo. Isto se dar principalmente devido ao acúmulo de experiências e conhecimentos. Outro fator que pode contribuir com o nosso crescimento e ser um agente transformador é o surgimento de alguma situação desagradável, por exemplo: o enfrentamento de diversos problemas relacionais ou de saúde.

Nessas condições, somos obrigados a mudar costumes alimentares, rotinas e outros hábitos e comportamentos, sob pena de complicações mais sérias e diversos tipos de prejuízos .

Em outros casos, percebemos que o processo de consciência é acrescentado quando alguém nos dá “puxão de orelha”, por exemplo: o aluno que está com baixa notas na escola, mas quando o pai ou mãe, chama-o a atenção o mesmo eleva o seu desempenho escolar.

 

Na maioria dos casos, nós “os indivíduos” já temos o conhecimento dos motivos que contribuíram com as situações negativas ocorridas em nossas vidas, porém, não conquistamos a mudança facilmente.

Deus nos fez hábeis, somos naturalmente inteligentes e notamos quando não estamos bem e que precisamos melhorar, mas infelizmente, mesmo sabendo que não estamos bem, não conseguimos mudar a direção dos nossos hábitos, comportamentos e atitudes.

Portanto, ter conhecimento e consciência do que ocorre, não é suficientemente para a transformação dos hábitos. Precisamos um tipo de método que nos ajude a avançar passo a passo em direção ao objetivo.

Perceba A Própria Realidade

É muito comum sermos provocados á resolver todos os problemas do mundo sem resolver os nossos próprios problemas. Em geral, a realidade da nossa vida é uma possível sinalização para mudanças de nossos hábitos. Precisamos observar o que está acontecendo com e dentro da gente, para posteriormente resolver os outros fatores da família e das diversas organizações sociais, as quais fazemos parte.

Na verdade, a dura realidade, nos mostra que algumas pessoas vivem no mundo de fantasia. Não atingem a perfeição em nada, mas quer exigir perfeição nos outros. Sabe que está literalmente em maus “lençóis”, mas não quer mudar, fala mal da vida de todos, porém não enxergar nenhuma falha em si mesma, reclama de tudo; “se está calor, se está frio, se está chovendo, da umidade, do vento” essas pessoas são as “vítimas” da dita sociedade.

Este tipo de pessoa está focada em mudar o “mundo“, não em mudar elas mesmas! Costuma julgar os outros, mas quando são cobrados querem ser julgados por suas “maravilhosas e boas intenções”. Já dizia o ditado: “o inferno está cheio de boas intenções“!

Portanto, a primeira coisa que aprendemos, é termos consciência de quem realmente somos e quais sãos os nossos pontos fortes e nossas fragilidades, assumindo os nossos erros e esforçando-se para corrigi-los. Inadiavelmente precisamos reconhecer o que não está bem e nos responsabilizarmos pelos nossos insucessos!

 Determine As Prioridades

Partindo do principio que já sabemos quem é realmente o culpado do nosso insucesso, agora vamos identificar e trabalhar as nossas prioridades. Em tudo na vida precisamos determinar o que é urgente dentre o que é importante.

Agora, precisamos definir qual é a área e qual comportamento ou hábito que precisa ser substituído. Responda:

Qual é a maior Mudança que você está disposto a fazer hoje?

Não é amanhã, é Hoje! Identifique somente UMA e realize a substituição. Mas porque eu peço somente uma? Muitas vezes as pessoas dizem, “a partir de amanhã eu vou ser calma, paciente, vou estudar mais, vou à academia, vou ser o melhor marido ou esposas do mundo, vou ser um pai ou mãe mais presente…”, ou seja, vai fazer Acontecer em diversas áreas e tudo de uma só vez, mas o fato é que nada Acontece, simplesmente porque não foi Específico ou Focado em algo.

 

Determinar quais são as prioridades é de fundamental importância para o sucesso de todo q qualquer processo. A realização de uma simples tarefa já faz diferença notável. Minha sugestão é que escolha um hábito por vez e seja muito especifico, faça por etapas, assim que concluir um passo já inicie o próximo. Vá ganhando confiança, posteriormente avalie se consegue realizar as tarefas mais difíceis. Vença degrau após degrau; como uma escada!

Segue alguns exemplos específicos:

  1.     a) Vou caminhar das seis às sete horas da manhã todos os dias deste mês.
  2.     b) Vou fazer um passeio com meus filhos pelo menos dois finais de semana neste mês.
  3.     c) Vou emagrecer 5 quilos neste mês.
  4.     d) Vou fazer exercícios pelos menos três dias na semana.
  5.     e) Vou economizar 10% do meu salário mensal para ajudar a realização da viagem de férias do final de ano para os Estados Unidos da América.
  •  Escreva Metas, Objetivos ou Mudanças desejadas e leia-as em voz alta.

Foque Em Um Objetivo

Agora precisamos canalizar toda a nossa Energia e Foco nas prioridades, que pode ser um objetivo ou meta especifica. No passo anterior, vimos à importância de determinar as prioridades, mas listar as prioridades sem determinar ação focada, não terá muita relevância.

Precisamos estar atentos e focados na tarefas, monitorando os primeiros resultados . Nesta etapa, não permita distrações, comece e termine suas ações, investigue e identifique o que está impedindo a ação e retire do seu caminho. Ter foco é ter poder para mudar, a falta de Foco pode destruir boas estratégias e ideias de sucesso.

 Compartilhe As Mudanças Positivas Com Quem Você Ama

Você já listou suas prioridades e focou suas energias em determinadas ações.  Agora é a hora de envolver mais alguém para lhe ajudar nesta grande tarefa. Se comprometer com outras pessoas é muito importante, caso seja tentado a desistir, essas pessoas poderão lhe energizar positivamente a prosseguir e com a ajuda delas, somos muito mais fortes.

Comemore Suas Conquistas

A última verdade sobre a mudança de hábito é definir exatamente o que vamos ganhar se conquistar o objetivo. Toda luta tem sua premiação. Muitas pessoas sofrem por alguma meta, mas pecam no momento que conquistam, seja especifico, procure quantificar cada conquista. Devemos nos ajudar a entender qual o prazer que a realização da meta ou objetivo vai trazer para as nossas vidas, família ou sociedade.

Por exemplo: Responda. Como Você vai se sentir quando conquistar a tão sonhada transformação de vida?

Celebrar cada pequena vitória é importantíssimo, não se permita conquistar e não se premiar por menor que seja sua conquista. Convide amigos e familiares para as comemorações, certamente você ficar muito mais motivado para os novos e maiores desafios.

Conclusão

Neste artigo apresentei 5 Verdades que precisamos aprender sobre mudança de hábito: Perceber  a Realidade, Determinar Prioridades, Foco Em Um Objetivo, Compartilhar Mudanças e Comemore Suas Conquistas.

Cada ser humano tem uma especial capacidade de realização, esta capacidade vai muito além do que pensamos e compreendemos, por isso muitas vezes sofremos com algumas características negativas que nos dominam; os chamados Vícios.

Muitos destes vícios têm o poder de destruir nossa saúde física, emocional e espiritual prejudicando nossos relacionamentos: amorosos, familiares e sociais, bem como, resultados profissionais e financeiros. De forma, que a melhor escolha é distanciar-se destes maus hábitos e comportamentos (vícios).

Por fim, reconheça que a mudança de atitude não ocorre facilmente, portanto precisamos de muita disciplina, perseverança e paciência e até mesmo, muita fé…para conseguirmos sucesso nesta difícil tarefa.

Um grande abraço e até breve.

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

Website:

1 Comentário

  1. Silvia

    Muito bom, gostei!

Deixe uma resposta