LIDERANDO A SI MESMO

Liderando A Si Mesmo | Alguém já dizia, “o não eu já tenho, vou em busca do sim“. Creio que concretizar esta afirmação seria uma decisão sensata e que deveríamos assumi-la em nossas atitudes. Porém, tenho a impressão que muitos podem estar refletindo sobre ela somente agora, e podem chegar à conclusão que conquistar o “sim” é muito difícil. 

Outros ainda dizem “o céu é o meu limite“. Frases fortes, mas será que realmente estamos lutando e principalmente trabalhando para alcançarmos aquilo que podemos conquistar em nossas vidas?

Tenho que ser sincero com você meu caro leitor. Estamos longe de levar a sério as nossas reais capacidades e nossa missão de vida. E sabe qual é o resultado desse tipo de atitude? Pois bem eu vou lhe falar; uma vida cheia de agonias, crises, murmurações e fracassos.

É um grande desafio, confrontar as nossas próprias vontades e crenças limitantes. A meu ver, nós os seres humanos, é claro! Estamos sempre buscando externamente culpados para os nossos dilemas, porém, muitas vezes os culpados não estão “lá fora”, mas dentro da gente – somos nós mesmos!

Por isso, escrevi este artigo para potencializar sua reflexão sobre a autoliderança. Aqui neste artigo [Liderando A Si Mesmo], eu vou te dar algumas super dicas para você mudar de pensamentos e atitudes de uma vez por todas. 

Liderando a Si Mesmo Nos Dias Atuais

Já fomos constituídos mais que vencedores e que não há barreira que não consigamos vencê-las. O que eu quero dizer com isso, é o seguinte. Deus nos fez, totalmente livres e destemidos, nascemos para vencer e voar alto. No entanto, o que vemos por aí, é uma total demonstração de falta de disciplina, fé, realização, amor, coragem e valorização.

A realidade da atual sociedade brasileira passa por muitas barreiras e dificuldades, ficamos facilmente paralisados e perplexos diante dos obstáculos. Não obstante a isso, tudo à nossa volta parece que não dá certo, e ao invés de levantarmos, ficamos reclamando de tudo.

De certo, o que podemos ter certeza, é que se planejamos fazer algo, fatalmente iremos nos confrontar com várias dificuldades. Portanto, o “não posso, não dá e não consigo” estará presente em quase tudo que colocamos a “mão”.

Mas, nós desejamos o sim, o “sim eu posso e eu consigo”, tanto os sonhos pessoais como profissionais. Portanto, se você deseja alcançar algum sucesso, vai precisar mudar de pensamento, acredite em você, não deixe que a política, igreja ou qualquer outra coisa dirija sua vida, confie em Deus e esteja seguro que tudo vai dar certo.

Pensamentos 

O que somos é consequência do que pensamos”. Dalai Lama

Dito isto, temos a primeira conclusão, o seu pensamento deve ser positivo ainda que os resultados não estejam sendo positivos. Coloque toda sua energia na solução e na criação de alternativas positivas.

Se prestarmos bem atenção, perceberemos que por diversas vezes temos a oportunidade de amadurecermos agindo positivamente no momento de crise. Em muitos casos, a vitória está logo adiante do muro, porém nem todos acreditam.

Seja naturalmente positivo, acredite que tudo é possível. Vença sua falta de fé e acredite nos seus sonhos e nos sonhos de Deus que estão reservados para você. O ser humano já nasceu vitorioso, não permita que o padrão medíocre tome conta da sua mente e dos seus pensamentos.

Lamentavelmente, o ser humano tem a facilidade de pensar, falar e agir com foco no problema. Esta característica não está no DNA das pessoas, mas adquiriu pela influência de pessoas que desistiram dos seus sonhos e são verdadeiros imãs, atraindo coisas negativas para sua própria vida e ainda para aqueles que o acompanham.

Justificativas/Desculpas

Observe atentamente essas frases – Não tenho tempo para; ir ao médico, praticar um exercício, participar de uma cerimônia na igreja, viajar com a família, ir à reunião escolar dos filhos, fazer uma dieta, ir ao happy hour com os colegas, ir a um café com seus liderados ou subordinados, entre outras justificativas limitantes.

A frase “não tenho tempo”, está quase em toda população brasileira. É claro que isso é uma desculpa ou/e justificativa para não fazer algo que devia e que precisava ser feito, mas essas pessoas preferiram ficar na sua confortável e perigosa zona.

Essas desculpas são os verdadeiros problemas, ou seja, agora contamos com dois tipos de problema. Primeiro, é a questão do pensamento negativo e o segundo é a justificativa por não ter feito algo necessário.

Um problema é uma barreira que minimiza a nossa capacidade criativa e tem poder de bloquear as ações positivas. Se você deixar o pensamento negativo e a justificativa lhe controlar, você não conquistará quase nada em sua vida.

Aceitar a impossibilidade é muito mais fácil do que aceitar a possibilidade, isto é verdade. O nosso cérebro trabalha como um sistema de defesa, ele não quer que corramos riscos. Por isso, nos sentimos desafiados e até com o medo do que poderá ocorrer no caminho para o sucesso – (Sucesso = Riscos).

Em contrapartida, a zona de conforto, nos traz sensação de segurança e a certeza de que não há nada que possamos fazer para melhorar os nossos resultados, e que não é nossa culpa por estamos frustrados, desmotivados, fracos e desanimados. Criamos a falsa ideia que somos apenas vítimas da sociedade.

Outra situação muito comum, é achar que resolveremos a situação se ficarmos pensando, pensando, pensando e chorando. Na verdade, fazer isso é se entregar ao problema e tem efeito contrário, ou seja, o problema se torna ainda maior.

Foco na Solução | Liderando A Si Mesmo

Eu te convido, a partir de agora a pensar nas soluções e nas opções ou alternativas que você possui. Lembre-se, solução não é ficar procurando culpados para o fracasso, pelo contrário. Se você fizer isso, irá cair em outra armadilha mais terrível ainda. 

Na prática, não favorece em nada ficar se lamentado. Já sabemos quem é o verdadeiro responsável – nós mesmos! Isto mesmo, nós mesmos! Vou reforçar mais uma vez. Parto da seguinte premissa, se houver algum culpado, este indivíduo sou eu e você.

Isso não quer dizer, que todos torcem e trabalham a nosso favor, negativo! Não podemos nos iludir com ideias fantasiosas. O que eu quero dizer, é que, podemos ter muitos adversários, concorrentes e até inimigos, no entanto, o maior deles,  somos nós!

Basicamente pensar com foco na solução é; planejar, construir e determinar qual o caminho vamos seguir, e o que e como devemos fazer. Partindo sempre do ponto atual (realidade) para o ponto desejado (meta/objetivo).

Agora que você já sabe quais sãos os maiores problemas, principalmente quem é o único responsável por eles e o que deverá fazer para ser feliz, vamos para a prática.

Se você deseja realmente mudar o seu mindset e viver o melhor de Deus, siga firmemente estas três etapas:

A) Aumente a sua positividade e seja corajoso, creia que agora vai dar certo! Você vai perceber que o otimismo vai aflorar e a criatividade vai ser aumentada. Por exemplo, muitas coisas são resolvidas com um simples sorriso no rosto – então Sorria.

B) Observe os detalhes à sua volta, faça uma avaliação precisa de todos os recursos disponíveis. Às vezes a solução está bem pertinho, exemplos: solicite ajuda de um amigo (a), tenha um mentor ou permita-se ser influenciado positivamente por alguém.

C) Elimine algumas dúvidas consigo mesmo, pergunte-se e escreva as respostas: Qual é o meu verdadeiro sonho? Como vou conseguir? Quais recursos (financeiro, intelectual e outros) estão disponíveis? Qual é o meu plano de ação A, B e C? Qual é a minha principal competência, habilidade ou talento? Qual é o meu principal diferencial comparado aos meus concorrentes?

Estes tipos de perguntas possuem poderes extraordinários. Lembre-se, nunca confie na sua mente, assim que surgirem os primeiros insights, escreva-os em um papel e coloque em algum lugar, que você está sempre visualizando. A partir deste momento, surgirão várias possibilidades e alternativas relevantes para o seu sucesso. 

Detalhe, todos nós somos dotados de pura inteligência divina, quando Deus criou o homem (macho e fêmea) nos presenteou com uma capacidade cognitiva ímpar.

De certo que, se disponibilizarmos tempo (vida) e esforços (recursos), conseguiremos atingir os objetivos que planejamos e tanto sonhamos.

O Sucesso Deixa Pistas | Liderando a Si Mesmo

Separarei este espaço para mostrar um pouco dos rastros do sucesso. São muitos os exemplos de superação, não falar nomes, pois quero respeitar suas referências, então pense e reflita o que os grandes nomes passaram para construírem seus legados.

Se os grandes Campões (inventores, presidentes, artistas, filósofos, pensadores…) tivessem olhado para as barreiras e dificuldade. Certamente, a vida seria muito mais pobre de sabedoria, tecnologia, conhecimento e por aí vai – os grandes campeões jamais esmorecem diante das lutas.

Se nos comprometermos a fazer a diferença, amanhã seremos lembrados por termos mudado o mundo de muitos. Transforme a realidade da humanidade, sim, você e eu, nós estamos aqui para transformar o mundo, mas isto somente será possível quando mudarmos as nossas atitudes mentais (autoliderança).

Palavras Finais | Liderando a Si Mesmo

Neste pequeno artigo Liderando a Si Mesmo | Apresentamos algumas formas de modificarmos o nosso mindset ou modelo mental – pensar e agir positivamente e focado na solução.

Existem diversas outras possibilidades de sair de uma zona conflitante e problemática, para uma dimensão bem maior, a qual pode tornar real até o que achamos impossível.

Portanto, qual é o principal ponto limitante que impede as suas conquistas? Seu pensamento? Suas desculpas ou justificativas? Você está sempre buscando externamente um culpado para tudo que não dá certo? Ou você não consegue persistir?

Faça uma reflexão sincera e mude hoje a sua postura!!!

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

Website:

Deixe uma resposta