LIDERANÇA | GERENCIANDO O TEMPO

Liderança e a Gestão Eficiente do Tempo

 

Administrar bem o tempo é uma importantíssima competência do líder moderno. De maneira geral, esta habilidade ajuda na programação das tarefas, prevenir os problemas e eliminar as distrações. Na prática isso acontece, quando separamos o que é importante do resto, assim definindo a lista de prioridades.

A maioria das empresas latinas americanas ainda não possui ou não identificaram ferramentas confiáveis de medição de produtividade, que trouxesse este assunto de maneira mais palpável. E isto, é um sério problema! Nem por isso, deixam de cobrar os seus times de  gestores com entusiasmo.

Obviamente, saber administrar o tempo é uma importante habilidade para qualquer pessoa. Então, faço um apelo. Não se iluda, achando que os seus chefes e diretores irão ter paciência com a sua ineficiência em gerir o seu tempo.  – De toda forma, para conseguirmos sucesso como líderes, precisamos nos tornar expert’s neste assunto. Por isso, defina com clareza qual o objetivo e qual a estratégia do seu trabalho e do trabalho da equipe.

Para ajudar neste planejamento, responda essas quatro questões.

  • O que deve ser feito, que trará o resultado esperado?
  • O que devo fazer que, pode me ajudar a realizar estes objetivos organizacionais?
  • O que devo fazer que, pode contribuir com a evolução da performance da equipe?
  • O que devo compartilhar que, pode transformar a minha maneira de pensar?

Delegar é uma opção

Se você quer ser um líder de excelência, vai precisar descentralizar algumas tarefas. Avalie e delegue aquelas que são mais simples, com baixo nível de importância. Isto não significa que estamos tirando a nossa responsabilidade e colocando nas costas dos outros “como muitos fazem”.

Lamentavelmente, alguns indivíduos que ocupam cargos de gestão e liderança, frequentemente se encontram fugindo de suas responsabilidades e de suas obrigações, jogando o piano sempre nas costas de alguém. – Fique atento para não ser uma vítima desse tipo de gente ou acabar se tornando um deles.

Quando delegamos, ajudamos os nossos colaboradores a crescerem. Pois, somente assim transmitimos a eles confiança. O melhor de tudo é entender que precisamos uns dos outros, e que um dia alguém confiou na nossa capacidade, colocando o jogo dele em risco, mas nos deu a oportunidade de aprender, crescer e nos tornamos quem somos hoje.

Para lhe ajudar ainda mais, vou deixar algumas regras básicas de gestão de tempo. Cumpra exatamente o passo a passo. Avalie seu desempenho neste tema (1-10) e depois de três meses cumprindo essas regras, faça uma nova avaliação.

Utilize agenda física ou digital – procure escrever tudo, faça sempre download diário dos seus planos e principalmente das tarefas que estão pulando na sua mente.

Tenha prioridades – execute primeiro as tarefas importantes, se você tem muitas tarefas, precisará delegar algumas, pontue de 1-10 para que consiga definir as maiores prioridades.

Delegue todas as tarefas de baixa relevância – não tenha dó! Tem gente que tem dó, ciúmes e até mesmo é “fominha” em relação a trabalho. Essas pessoas tem certo prazer em falar para os outros que a mesa está cheia e que está muito ocupado. Você não precisa disso, delegue!

Crie padrões produtivos – organize tudo em pastas, onde os envolvidos possam acessá-las: informações, todos os objetivos, ambientes, tarefas, ferramentas, metodologias e por aí em diante.

Entregue mais do que foi cobrado – realize trabalhos eficazes e com sobra de qualidade, nunca faça nada medíocre, conheça os níveis de exigências da organização e se for muito baixa, mesmo assim dê o seu melhor. O retrabalho traz enormes prejuízos financeiros e detona o nível de serviço.

Planeje suas prioridades – faça o planejamento do seu dia posterior e com foco em suas prioridades, ou seja, naquilo que é importante. Use neste planejamento no máximo 70% do seu tempo, o restante (30%) pode ficar separado para as urgências que irão ocorrer no dia.

Espero ter ajudado, um abraço e fique com Deus.

Contatos através do e-mail: contato@coachessencial.com.br

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Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

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