10 CARACTERÍSTICAS DO LÍDER EXTRAORDINÁRIO

[LÍDER EXTRAORDINÁRIO] Olá, neste artigo comento sobre 10 características de um líder extraordinário. Este trabalho é resultado de minha vivência de mais 15 anos trabalhando e formando líderes. Você também deseja crescer profissionalmente? Não sabe por onde começar? Então, seja bem vindo!

Além disso, também é resultado de anos de pesquisa sobre o tema Liderança através da leitura de diversos livros, participação de cursos e estudos científicos que participei e realizei.

Você vai encontrar aqui, dicas valiosas que se praticadas podem mudar suas crenças e seu modo de enxergar o papel do líder nas organizações socioeconômicas.

Por isso, faço um convite especial pra você, leia este artigo e coloque em prática pelo menos uma característica e perceba a diferença no seu modo de liderar.

Ser Um Solucionador de Problemas

O Líder Extraordinário deverá ser aquele profissional que não tem medo e nem receio de enfrentar problemas, estes problemas podem ser de ordem organizacional como também de relacionamento na equipe.

Um líder Extraordinário que soluciona problemas é o grande diferencial de uma empresa tornando-a muito mais competitiva no mercado. É muito comum nas organizações privadas e não privadas observamos um monte de gente fugindo das suas responsabilidades. O líder eficaz não foge de sua responsabilidade, muito pelo contrário, ele enxerga em cada situação “problema” uma oportunidade de crescimento e aprendizagem, porém, não pode se tornar o “Super Homem”, querendo resolver todos os problemas da organização.

Ser Um Agente de Mudança e Inovação

O líder moderno deve ser um profissional aberto às novas formas de pensar, planejar e agir. Os velhos paradigmas ainda estão enraizados nas mentes e nas condutas das equipes e de seus gestores, porém, a competitividade global (Século XXI) não permiti empresas com crenças limitantes terem sucesso duradouro.

O novo gestor deve se manter atualizado e inovar quando dos surgimentos de problemas, uma solução, pode não ser mais eficaz para um problema atual.

O líder também deve ser um modelo para seus liderados, portanto, ele deverá buscar o aperfeiçoamento contínuo seu e de sua equipe, sendo ele mesmo um canalizador de inovação e transformação.

Ser Um Comunicador Eficaz

Este líder deverá ser um profissional capaz de influenciar e persuadir sua equipe, a fim de torna-la eficiente para a organização, bem como também, conseguir energizar e motivar a sua equipe para o fortalecimento de pontos fortes de cada indivíduo.

Uma das principais funções de um comunicador é ser um excelente ouvinte, pois a comunicação é uma via de mão dupla. Partindo deste princípio, o Líder eficaz é o que sabe ouvir as pessoas e respeitar seus pontos de vistas e ideias mesmo que não concorde com elas.

Ser Um Educador Amoroso

O líder extraordinário é aquele profissional que é um professor não somente de métricas, conceitos e metodologias, mas também através do exemplo de vida. O líder educador é aquele que respeita as diferenças e as utiliza para produzir crescimento mútuo através da troca de idéias e experiências de vida.

Este tipo de profissional potencializa as forças e minimiza os pontos fracos da sua equipe. Também conhece cada profissional que trabalha com ele e sabe como e o que falar com cada participante do seu time, sobretudo, respeitando suas habilidades e competências. De modo que, sabe exatamente o que cada um faz de melhor, alocando-o na função apropriada.

Ser Um Multiplicador de Valor

Este líder é aquele profissional que agrega valor as pessoas. Este líder entende que o crescimento pessoal e profissional acontece em larga escala quando os aprendizes experimentam e realizam, ou seja, quando colocam literalmente a “mão na massa”.

Dessa forma, utiliza a delegação como uma ferramenta fundamental para o processo de desenvolvimento. Mas, somente a delegação não é suficiente para o desenvolvimento completo, por isso logo quando se já tem certa confiança no aprendiz, é concedido a autonomia para tomada de decisões, primeiramente nos níveis mais baixos até os mais altos (operacionais, táticos e por último estratégicos) acontecendo assim à criação de novos líderes e gestores.

Ser Um Administrador Eficaz

Este líder deverá ser um profissional técnico, o que isso quer dizer? Ele necessita possuir expertise nas melhores ferramentas de gestão recursos organizacionais: humano, tempo, planejamento, controles de custos e materiais.

Deve ser organizado e principalmente atuante em novas tecnologias de informação (TI). Não necessariamente precisa ser um Expert, mas o conhecimento é imprescindível, sobretudo para que seja auto suficiente e poder com mais bases medir a eficiência das suas  equipes.

Ser Um Agente Servidor

O líder moderno ele se submete as suas habilidades e competências a uma missão maior. Muitas vezes ele é o responsável por traduzir a missão da organização acima da sua missão para aqueles que fazem parte da equipe, bem como também tem o dever de levar em consideração ao topo da organização às necessidades de sua equipe.

Das duas formas o líder estar a serviço das pessoas, ele é o centro, ele é o canal que canaliza o fluxo de informações da parte mais alta para a mais baixa da pirâmide organizacional e vice-versa.

Ser Um Exemplo de Vida

O líder deverá ser um exemplo de postura profissional e pessoal. As suas atitudes devem ser congruentes com o seu discurso, ser focado nos resultados e nos clientes sem prejudicar e deteriorar as relações humanas, pois os resultados positivos são frutos do trabalho de muitas pessoas unidas.

Isso se aplica na prática da seguinte forma: O líder deve ser focado sim nos resultados, ou seja, deverá manter o senso de análise apurado, bem como, perceber rapidamente quando seu time precisa de um “parabéns” ou de um “Puxão de Orelha”! Portanto, este líder sabe cobrar quando necessário, mas também sabe ser muito grato.

Ser Justo

Um dos grandes problemas dos líderes é se livrar dos chamados bajuladores. Estes estão sempre buscando uma forma de complicar alguma situação, então o líder precisa estar atento e executar algumas correções, entre elas, não permitir privilégios.

Na maioria das vezes estes bajuladores buscam alguma forma de se beneficiar ou tirar alguma vantagem desta aproximação com os líderes em detrimento de outras pessoas, por isso, colocar limites será uma forma de verificar realmente quem está trabalhando com interesses mútuos ou particulares.

Ser Honesto

O líder honesto é aquele gestor que mantém sempre a verdade acima de tudo. Ele é transparente em relação aos feedbacks seja positivo ou negativo. Alguns gestores comentem erros quando precisam transferir responsabilidades e cobrar resultados, muitas vezes por medo!

Esta característica é fundamental para manter o nível de confiança e de respeito no mais alto patamar entre o líder e liderado. Se o liderado não está performando, o líder precisa conversar e renovar os contratos psicológicos de qualidade e performance.

Muitas vezes o gestor não é honesto com o funcionário até chegar o momento que a situação fica insuportável, onde o mais correto a ser feito, é demiti-lo, gerando o fator surpresa, o que neste caso não é bem vindo!

Então, mantenha os seus liderados atualizados sobre seus desempenhos, sinalize se estão indo bem ou mau. Informe sobre mudanças que podem ocorrer se o desempenho não melhorar e onde podem ser atingidos.

Também é importante que, mudanças estratégicas que afetem as áreas de trabalho sejam comunicadas com antecedência, saliento que existem mudanças que não devem ser comunicadas com antecedência em alguns casos específicos, porém, o time deve ser preparado de alguma forma!

Desafio ao Leitor – Você gostaria de ser um Líder Extraordinário? Então, escolha uma ou duas característica e avalie o seu momento atual pontuando de 1 a 10, depois coloque em prática as minhas dicas e busque mais conhecimento sobre a (as) característica (as) escolhida, por último avalie novamente uma semana depois e assim por diante.

Lembrete – Não existe o Líder perfeito, mas podemos melhorar aos poucos.

Importante – Nunca comece pelos pontos fracos, mas sim, pelos pontos fortes!

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

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