Entenda o que é Coaching

Apesar de atualmente no Brasil existir uma grande “confusão” sobre o que é realmente o processo de Coaching, já podemos afirmar que o Coaching é uma ferramenta de desenvolvimento extremamente importante e altamente relevante para os indivíduos e organizações, e que veio para ficar. E quem diz isso, não somos nós “profissionais da área”, mas sim os próprios inúmeros casos de sucesso e transformação de pessoas e negócios.

Por causa desta “confusão”, é importante eu começar explicando o que não é Coaching, então vamos lá: Coaching não é estimulo, movimento, moda, orientação, terapia, psicanálise, consultoria, mentoria, hipnose, processo espiritualista, palestra motivacional ou qualquer tipo de treinamento.

Então o que é Coaching? Você pode me perguntar, eu já lhe respondo; coaching é uma ferramenta metodológica comprovada que maximiza a performance através do desenvolvimento comportamental do perfil pessoal, profissional ou organizacional. Se você está lendo ou ouvindo esta definição pela primeira vez, é possível que agora esteja assustado, mas não por muito tempo, fique comigo, que vou sanar todas as suas dúvidas sobre este maravilhoso processo – Coaching.

Principais Fundamentos

O principal objetivo deste processo é promover o aumento das capacidades, habilidades e competências de cada pessoa e/ou organização, provocando assim uma melhor qualidade e planejamento de vida, e também aumentando a consciência, maximização das forças, oportunidades e possibilidades da pessoa ou do negócio.

Em suma, Coaching é um processo pragmático e estruturado, que uniu o que há de melhor na: gestão estratégica de negócios, filosofia, psicologia positiva, terapia cognitiva e comportamental, e inteligência emocional, a fim de beneficiar à todos que desejam alavancar o nível de performance de forma estruturada e científica, seja na vida ou nos negócios.

Simplificando: é um processo de transformação, realizado em parceria entre o profissional Coach e o Coachee (cliente), com foco exclusivo no alcance das metas pessoais ou profissionais. De forma, que o Coach apoiará o seu coachee através de uma abordagem metodológica cientificamente comprovada e reconhecida, utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

O que pode ser trabalhado no Coaching: pode-se trabalhar o estado atual (E.A) e o que necessita ser feito para chegar ao estado desejado (E.D) pelo cliente. Sempre com Foco na Solução e a capacitação intelectual através da transformação e/ou aperfeiçoamento dos comportamentos individuais e organizacionais.

Possíveis Resultados do Coaching: maior nível de autoconhecimento, autoconsciência, autoresponsabilidade, motivação, maximização do compromisso interno, planejamento, confiança e segurança, priorização do que é realmente importante, descobertas intelectuais, comprometimento com a verdade, elevação do nível de criatividade e dedicação à ações positivas e construtivas, entre outros.

Alguns Benefícios Organizacionais do Processo de Coaching

  • Ganhos de performance
  • Baixo absenteísmo
  • Redução no nível de estresse
  • Assertividade do time
  • Desenvolvimento da Inteligência Organizacional

 

Principais Termos em Coaching

  • Coaching: Nome dado ao método.
  • Coach: Nome dado ao profissional de Coaching.
  • Coachee: Nome dado à pessoa (cliente) que solicita e compra o processo de Coaching.

QUERO COMPRAR AGORA 

História do Coaching

O Coaching, tornou-se conhecido a partir da palavra inglesa Coach (treinador),mas existe outra origem mais antiga, o Cocheiro que é aquele profissional que conduz a carruagem ao destino determinado pelo dono da carruagem ou usuário.

Um dos precursores do processo que hoje conhecemos como Coaching, foi Timothy (Tim) Gallwey. Tim era um treinador de tênis norte-americano que aplicou a técnica ao Tênis por volta da década de 60 do século XX. E a partir da década de 90 começou a ser adotado pelo mundo dos negócios, porém, ainda era visto como uma moda. 

Nos últimos 30 anos o processo de Coaching ganhou força dentro das organizações corporativas e se tornou mundialmente conhecido. No entanto, segundo estudiosos o Coaching só chegou ao Brasil no finalzinho do séculos passado e começo dos anos 2000.

Atualmente, em nosso país, o Coaching é uma ferramenta muito utilizada, inclusive de forma inadequada e confusa, mesmo assim, existe uma grande demanda e pouca oferta. Podemos afirmar que no Brasil, há um oceano azul de possibilidades para a aplicação desta ferramenta e com isso elevarmos a performance em diversos níveis.

Metodologia 

Método Socrático (Sócrates; filósofo ateniense): consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em conduzir o coachee a um processo de autoanálise, autoconsciência e autocompreensão.

Utilização de métodos, ferramentas sistêmicas, conceitos, disciplinas fundamentais e especializadas para provocar insigts.

Avaliação do momento adequado, planejamento semanal, plano de ação semanal, feedback semanal e avaliação mensal. Perguntas Poderosas.

Método Socrático é a mais antiga estratégia educacional, e a mais poderosa, para promover o pensamento crítico, analítico e estratégico. Portanto, a pergunta socrática deve cumprir estas cinco etapas.

  • Manter o foco da discussão.
  • Garantir a discussão contínua e intelectualmente responsável.
  • Estimular o debate através de perguntas de sondagem.
  • Periodicamente, resumir o que tem sido abordado e resolvido.
  • Envolver-se diretamente na resolução do problema.

 

Life Coaching

Life Coaching ou coaching de Vida é o processo desenvolvido para ter e promover o aumento das capacidades, habilidades e competências de cada pessoa, resultando em uma melhoria de vida, tanto pessoal, como profissional. É solicitado por qualquer pessoa que deseja alcançar um determinado objetivo ou meta.

Principais Assuntos Tratados em Life Coach

  • Crenças; fortalecedoras ou Limitantes (fator permissivo): experiências, adotadas e herdadas.
  • Necessidades Humanas; Essenciais de vias saudáveis ou não saudáveis.
  • Valores; fortalecedores ou Limitantes (fator motivacional): experiências, adotadas e herdadas.

 

Algumas Razões Para Contratar Um Coach de Vida

  • Agora é o momento de melhorar meus padrões de estilo de vida, comportamento, expectativas e relacionamentos.
  • Preciso conciliar de forma mais eficaz minha vida pessoal e profissional.
  • Reconheço que preciso resistir menos e aceitar algumas coisas com mais facilidade.
  • Sinto que é o momento de tornar-me uma pessoa melhor e mais generosa.
  • Ando muito estressado e tenho sentido as reações no meu corpo. Preciso rever minhas ações.
  • Quero aprender a lidar com pessoas difíceis de uma forma mais construtiva.
  • Quero construir algo nesta vida e deixar um legado.

Um abração.

QUERO COMPRAR AGORA

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o processo de Coaching, entre em contato comigo, através dos seguintes canais:

E-mail: contato@coachessencial.com.br

Skype: ricardo.campos

WhatsApp: (011) 9.8309.5341

Ricardo Campos é coach de vida membro da Sociedade Latino Americana de Coaching.