3 PASSOS DE VALOR PARA ENGAJAR EQUIPES

[COMO ENGAJAR EQUIPES] – Neste texto, explico três passos de valor para Engajar Equipes. Ao passar do tempo, as empresas brasileiras estão procurando se adaptar aos novos modelos de negócios. As principais mudanças de comportamento estão acentuadas na forma de trabalhar os recursos da tecnologia, do marketing, da sustentabilidade e do recurso humano. Neste artigo, vou trazer super dicas sobre as principais mudanças no comportamento empresarial brasileiro no tange a gestão de pessoas.

Engajar é um dos maiores desafios organizacionais da atualidade. O engajamento de forma geral, apresenta-se no alto nível de comprometimento e energia entregue no campo de trabalho, resultando em um elevado nível de serviço e de produção de excelência.

Fazer com que as pessoas trabalhem neste nível de desempenho é função exclusiva da liderança e dos gestores de pessoas, que para isso, devem ser altamente preparados. Somente este tipo de gestão, conseguirá entender e trabalhar indivíduos que buscam constantes mudanças e inovação em diversas áreas.

Gosto sempre de lembrar aos meus estimados leitores, que no mundo de hoje, não é mais possível exercer gestão como era há 20 anos. A velocidade das informações e do conhecimento nunca estive tão rápida. Portanto, precisamos estudar e colocar em prática várias formas de liderar, gerir e coordenar pessoas.

Certamente, se você já é um gestor de longa data, tem ciência de como é difícil fazer com que sua equipe trabalhe com toda energia, se você é iniciante, deve está enfrentando resistência e e você que ainda não é um gestor, esses material será o seu melhor guia para conquistar o coração dos seus liderados quando for.

Como gestores, somos responsáveis pela entrega dos resultados de outros, e que este resultado seja o melhor. Por isso, a reflexão sobre as dicas deste artigo, é tão importante. Apesar do conteúdo ser simples, isso não quer dizer que seja fácil de executá-lo. Então, desejo que você tenha uma ótima leitura.

Compartilhe a Missão, Visão e Valores da Organização

Este é o passo fundamental  para iniciarmos bem o engajamento de equipes. Para Engajar Sua Equipe, se faz necessário que as pessoas tenham o conhecimento básico da missão, visão e dos valores da organização a qual trabalha. Sem este conhecimento, é impossível o engajamento, pois ninguém deseja se comprometer com uma causa que desconhece.

Os problemas começam quando o líder não se comprometeu com a filosofia da organização. É claro que nós como gestores, precisamos está de acordo com estes princípios organizacionais. Se não estivermos envolvidos com a causa, certamente estaremos perdendo o nosso tempo nesta organização.

Outra importante barreira, é quando os próprios gestores entendem que a filosofia da organização é uma ficção e quase nada é colocado em prática. E ainda pior, quando a organização não especifica qual é a sua filosofia. Neste caso, precisamos dialogar com a alta direção e através deste embate busca uma solução razoável, e conscientizá-la da responsabilidade e das consequências de não tê-las e não praticá-las. 

Com toda certeza, se você estiver em uma dessas três condições, que há pouco citei, você terá pouquíssimo resultado e está primeira dica se tornará quase inutilizável. Portanto, vamos partir da primícia que você e sua organização tenha e esteja comprometido com esses valores, aí sim, poderemos trabalhar essa ideia com outros e certamente os resultados positivos acontecerão.

Dito isso, vamos entrar de cabeça neste assunto. Diariamente, teremos que colocar toda a nossa energia para conscientizar a alta direção sobre a responsabilidade e a importância que tem a Missão, Visão e os Valores organizacionais para todo o grupo de trabalho, trazendo com isso um reforço para todos estarem em conexão.

Todos os trabalhadores necessitam entender qual a importância  da filosofia e fundamentos da organização, caso a alta direção não respeitar a sua própria filosofia, muito menos respeitará ás pessoas que lá trabalham e vice-versa. Por exemplo, se a organização não respeita o meio ambiente que tanto Ela e as pessoas utilizam, também as pessoas não irão respeitá-la. 

O resultado disto é a total falta de engajamento e de motivação do corpo de trabalho, qualquer esforço do gestor terá pouca evolução sem apoio da alta direção, será como “dá murro em ponta de faca”, enfim, respeite a cultura organizacional, não julgue como boa ou ruim, simplesmente respeite, seja sincero com você e com outros, se não compactua com o modo que a organização trabalha é melhor ir em busca de novos horizontes. 

Seja Um Gestor Agregador

Neste segundo passo, vamos comentar algumas funções que podem definir um gestor Agregador. Para facilitar o entendimento separei essas três etapas como veremos a seguir:

Envolva sua equipe; muitos gestores são precipitados, querem realizar e fazer acontecer, mas se esquecem de convidar sua equipe para um diálogo. O Líder Engajador traz sua equipe a oportunidade da participação em projetos de importância, principalmente quando tem a necessidade de tomar uma decisão estratégica que interfere diretamente na própria equipe. Por isso eu lhe aconselho, ouça sua equipe, se deixe ser influenciado por boas alternativas.

Estimule sua equipe; diversos gestores se sentem incomodados quando percebem que alguém da equipe está se saindo muito bem. Em muitas vezes o gestor é tirado da zona de conforto devido ao crescimento de um colaborador, e é neste contexto que os gestores perdem a noção do seu papel.

Alguns fazem até reunião para entender porque o profissional está trabalhando tanto. Em muitos casos, o próprio gestor atravanca o crescimento do seu liderado. O principal motivo destas ações limitadoras dos gestores é o medo perder a sua posição, o líder Engajador faz o contrário. Ele sempre estimula e encoraja seus liderados para enfrentar os novos desafios.

Empodere” sua equipe; outros gestores quando percebendo o crescimento de alguém, retira até uma certa “autonomia” que o colaborador já tinha conquistado. O líder Engajador libera poder e autonomia, de forma que o liderado vai crescendo e recebendo cada vez mais autonomia “Empoderamento“.

Compensação e Reconhecimento

O último passo para aprendermos Engajar Equipes, é saber tratar as condições relacionadas ao ambiente de trabalho e as recompensas. Seria muita ingenuidade da nossa parte, acharmos que as pessoas que trabalham ao nosso lado não almejam promoções ou recompensas sejam financeiras ou não.

De modo geral, posso que existem três tipos de profissionais, os que trabalham somente pelos benefícios financeiros, os que trabalham para a conquista de algum bem especifico (Ativo) e outros porque obedecem uma extraordinária missão de vida, mas todos levam em consideração as perdas e os ganhos do trabalho.

Condições de Trabalho: é impossível um gestor engajar um profissional sem conceder o mínimo de condições de segurança e organização. Para se construir engajamento, o líder jamais pode ficar inventando modinhas, ou seja, ficar dando o tal jeitinho brasileiro para se conseguir os objetivos, com isso burlando regras e normas, isto é um erro fatal. O líder Engajador não pode de maneira nenhuma permitir que sua equipe corra riscos desnecessários.

Ambiente: você já deve ter passado pela triste experiência de trabalhar em um ambiente onde as pessoas eram desunidas, briguentas e fofoqueiras! O líder Engajador precisa está muito atento aos comportamentos das pessoas no ambiente de trabalho.

Este comportamento vai indicar antes de todos os outros dados, qual vai ser o resultado de uma determinada equipe de trabalho. Como líderes, não podemos ser descuidado com a relação entre as pessoas dá equipe. Infelizmente é possível que se você demorar muito para agir, a situação saia do nível aceitável. Assim sendo faça de tudo possível para ter um ambiente respeitoso e harmônico.

Recompensas: existem pesquisas que apontam que a maioria dos profissionais pedem demissão dos seus chefes e não das organizações. O que isso representa? Na verdade, isso mostra como os colaboradores dão valor ao relacionamento com os seus gestores.

Deixar de prestar elogios ou recompensas é um “tiro no pé” pra quem chefia pessoas. O líder Engajador sabe reconhecer o trabalho da equipe, através de um elogio por exemplo. Mas principalmente, saber reconhecer este esforço através de bônus, premiações e promoções financeiras.

Palavras Finais

Espero ter contribuído para o aprendizado de Como Engajar Equipes. Aprendemos neste artigo os 3 Passos de Valor de Para Engajar Equipes. Aqui tratamos sobre a importância do compartilhamento e o entendimento da Missão, Visão e Valores organizacionais, também tratamos das 3 etapas como se tornar um líder Engajador, e por último falamos das Compensações e o Reconhecimento que é digno para os que se esforçam em sua tarefas.

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Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

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