2 COMPORTAMENTOS LIMITANTES QUE PODERÃO IMPEDIR O SEU SUCESSO

Comportamentos Limitantes Que Poderão Impedir o Seu Sucesso

Atualmente, um enorme número de pessoas, estão buscando ferramentas que apoiam o desenvolvimento pessoal e profissional, entre elas estão: o processo de coaching e mentoring, programação Neurolinguística, assessment e diversas outras.

Essas ferramentas servem de apoio para alavancagem de resultados e também contribui para a transformação do modelo mental, o que chamamos de mindset. O objetivo principal de  todas essas ferramentas, é trazer maior nível de consciência, autoconhecimento e disciplina as pessoas, tanto na vida pessoal como na carreira.

Elas também podem contribuir com a identificação do modelo dos nossos comportamentos. Com isso, podemos criar um plano de ação para aprimorá-los. E assim, passo a passo, podemos alcançar o objetivo determinado.

Um dos possíveis resultados, é que a partir desse maior nível de consciência possamos acabar ou diminuir a tão temida zona de conforto, que nos impede de buscarmos a excelência. Depois de vencemos esta barreira interna, acredito que nada mais será impossível e o céu será o seu limite.

O problema

Frequentemente, aceitamos nossas justificativas por não termos alcançados algum objetivo. Estamos muito sujeito ao mas, se, veja bem entre outras conhecidas desculpas. Ou seja, sempre damos um milhão de desculpas pra nós mesmos e para os outros. Tudo isso, para esconder o nosso terrível costume de começar e não concluir as coisas.

O comportamento limitante, nada mais é, do que a transformação das crenças negativas de cada indivíduo em ações! Neste artigo, vou lhe ajudar a reconhecer e modificar duas falhas capitais que podem impedir o seu sucesso pessoal e profissional. Boa leitura.

Egoísmo/Individualismo

Primeiramente, vamos falar sobre o egoísmo. No meu ponto de vista, o egoísmo ou individualismo  é um decisivo comportamento limitante. Ele possui uma capacidade assustadora que destrói as parcerias e afasta as pessoas que podem cooperar com o nosso sucesso.

Você já tentou ajudar alguém, mas percebeu que estava sendo mal compreendido? Já se ofereceu para alguma tarefa, que de pronto alguém não lhe permitiu? Já percebeu que alguém precisou da sua ajuda, mas, nunca lhe pediu?

Qual foi a sua experiência com essas pessoas? Sabe qual é o resultado desse tipo de postura? Fracassos, solidão, tristeza, desconfiança, apatia, lamúria…!

O egoísta não permite interferência de outras pessoas e não admite que precisa de ajuda, é o tal “sabe tudo”. Quebra sempre a cara literalmente, mas, não dar o braço a torcer.

Não se importa com os outros, não escuta os conselhos, gosta de fazer tudo sozinho, não ouve sugestões e muito menos críticas.

O problema se torna maior quando o egoísta ocupa função de liderança, (gestores, chefes, pais, políticos, padres, pastores, anciões, entre outros).

Para essas pessoas, o diferente é um simples acaso, e que não é preciso valorizar e respeitar a inteligência e o desempenho do outro.

Infelizmente, o ego controla o comportamento e a vida de muitas pessoas. Já trabelhei com alguns diretores que se achavam o rei da cocada pretanão sei se você já ouviu este ditado.

Se você possui algum conhecimento sobre liderança, já sabe, que liderança não é simplesmente uma posição. Muito pelo contrário, tanto o líder formal como o informal estão mais alinhados com a referência do comportamento do que, uma posição hierárquica na organização empresarial ou social.

Costumo definir a ação de uma forte liderança da seguinte maneira; pessoa que possui atitude positiva e estratégica em gerenciamento e coordenação de pessoas, influenciando-as para trabalharem positivamente em uma mesma direção, visão e propósito”. 

Portanto, uma pessoa para ter sucesso no papel de liderança. Precisa que esteja ao lado de pessoas capacitadas, focadas na solução, engajadas e totalmente comprometidas com o negócio ou objetivo. Se por casualidade, alguma coisa estiver afastando as pessoas desse objetivo, será necessário que o líder tenha humildade para conseguir conversar e identificar as prováveis barreiras.

De forma, que o líder é um tipo de servo ou facilitador pra tudo. Deverá  ser o mais humilde entre todos, deixando um exemplo prático para os demais.

O egoísmo não somente impede a valorização e a realização desta missão, como também escraviza as outras pessoas a cumprir tudo o que ele determina. Invertendo a ordem normal das coisas e colocando-o como senhor dos outros. Neste contexto, somente os seus planos, ideias, pensamentos e desejos são relevantes.

Convencer um egoísta dos nossos conceitos e teses, quase sempre será um esforço inútil. Em alguns casos, não conseguimos nem terminar de expor as nossas opiniões e sugestões, pois, logo somos interrompidos! O egoísta odeia ouvir, todavia, está sempre disposto a falar.

Como consultor já passei algumas experiências com clientes com essa característica. Foi necessário uma sincera conversa, sob risco de acabarmos a parceria. (Tanto no papel de empresário, como no papel de consultor, entendo que não tem coerência nenhuma, contratar um especialista e não delegar a ele autonomia para mudar o que estiver errado). Isto se aplica para alguns empresários, que contrata gestores, porém, não deixam eles gerirem.

Negativismo 

O segundo comportamento que mais afasta as pessoas é o negativismo. Uma pessoa negativa minimiza e suga (como espoja) toda a nossa energia. Está perto de pessoas negativas é um perigo grande de contaminação. O negativismo é um tipo de veneno terrível e pode matar os nossos sonhos.

Ele se manifesta de várias maneiras. Entre tantos pontos, destaco a murmuração e a ingratidão! Tem pessoas que só sabem reclamar das coisas, nunca estão felizes. Estão sempre de cara feia e são canais de tragédias, noticiando tudo de ruim que acontece no mundo. Em muitos casos, as lamúrias dessas pessoas, tem motivos banais ou já são frutos do modelo de vida.

Crenças e experiências negativas de cada indivíduo é principal força do negativista. É fácil identifica-lo, vive reclamando de tudo e se coloca como vítima da sociedade, suas opiniões são focadas no problema e só consegue enxergar o lado ruim das coisas. Está sempre amargurado e possivelmente sofre de algum transtorno psicológico.

Estas pessoas são tomadas por uma incerteza muito grande. Tem medo de perder o lugar que ocupa ou serem desprezados por alguém.

Quase sempre sofrem de algum tipo de síndrome do anonimato e buscam a evidência. Fala sempre coisas para chamar a atenção e adora ser considerada coitadinha da história.

Outra característica, é ficar se comparando com outros. Dessa forma, acha que se justifica por não conseguir aproveitar as oportunidades. Rotineiramente combate aqueles que são otimista e que acreditam em seus sonhos.

O ponto de vista de uma pessoa negativa, estar sempre distorcido da verdadeira realidade e focado no problema. Dependendo do caso pode se tornar uma terrível doença. Portanto, precisamos avaliar e corrigir os nossos pensamentos. É na área do pensamento que tudo se inicia.

Conclusão

Se queremos ser um sucesso na vida, devemos fugir desses dois comportamentos limitantes. Inclusive, devemos ficar muito atento com o tipo de amizade ou companhia que temos. Devemos agregar valor as pessoas, e isso deverá ser uma troca constante.

Se aproxime de quem realmente consegue te ajudar enxerga a vida com mais motivos pra sorrir do que chorar. Não adianta em nada, ficar somente reclamando das coisas que não acontecerem ou ficar lamentando o que não temos.

Procure viver feliz, ainda que aparentemente não tenha tantos motivos. Se motive e se encha de energia, cuide das suas emoções, elas transmitem o que você pensa. Lembre-se, o pensamento é a única coisa que podemos controlar, então pense coisas boas. – O pensamento produz sentimentos e os sentimentos produzem ações.

Posteriormente, avalie o que você está fazendo, quais são as atitudes que deverá mudar. Para finalizarmos os comportamentos limitantes, te convido a emitir e irradiar vida e transformação a todos. Antecipe e corrija as falhas de Comportamentos, antes que isso se torne a sua referência negativa, fazendo com que os amigos e familiares se afastem de você.

Se necessário, busque ajuda de um especialista e em Deus a Força e a Fé necessária para vencer os obstáculos da vida ou da alma. Tenho certeza que vai conseguir. Um forte abraço e até breve.

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

Website:

Deixe uma resposta