ARMADILHA DO CONHECIMENTO

Armadilha do Conhecimento – Você já ouviu a seguinte a frase: “conhecimento nunca é demais!”? Bom, certamente posso afirmar que sim! Não é mesmo?! Hoje eu quero refletir um pouco sobre o que está embutido neste entendimento, e como podemos aprender com ele.

Vivemos em um mundo cada vez mais fácil de adquirir quaisquer tipo de informação e conhecimento. Hoje basta um clique no “google” e lá estamos sendo inundado de tudo que está em torno do assunto buscado. Mas, não é somente isso não! Também temos diversos livros, ebook’s, seminários, workshop’s, cursos, graduações, MBA’s, palestras, treinamentos e muitos outras fontes, seja presencial ou online.

Entendendo o Problema

A armadilha do conhecimento cria pessoas confusas – De modo mais amplo, podemos entender que o problema não está na acessibilidade e muito menos, na diversidade de fontes de conhecimento, mas sim, na nossa atitude diante dessa realidade, veja este exemplo. O conhecimento passou a ser parte essencial na contratação de pessoal, e por isso, houve uma grande correria para as faculdades e universidades brasileiras. Resolveu o problema? Acho que não!

Bom isso você já sabe, agora reflita quais são os resultados desse comportamento nas organizações? Resultado – Continua elevado o índice de desemprego e ainda existem ofertas de trabalho não preenchidas, motivo: falta de pessoas com requisitos desejados para as vagas. Estranho não é mesmo? No mínimo contraintuitivo?

Apesar deste não ser a problemática de hoje, mas, podemos dizer que uma coisa pode ter relação com a outra. Primeiro, pode ser que as empresas não sabem o que querem. Segundo, pode ser que não estamos capacitando quase ninguém com o formato atual de ensino!

O meu raciocínio aqui neste post, vai trazer uma linha entre essas duas vertentes de pensamentos. Por isso, eu te convido para caminhar comigo nesta breve, mas importantíssima leitura.

Diferença Entre Conhecimento e Evolução Pessoal Permanente (EPP)

A armadilha do conhecimento não é evolução – Antes de entendermos melhor este assunto, se faz necessário eu explicar uma coisa importantíssima. A informação e o conhecimento pode ser manisfestado de várias formas, e tê-lo, pode não ser a real solução que tanto desejamos. Calma, espere, logo você vai começar entender porque estou dizendo isso.

Não sei se você conhece pessoas que mais parecem colecionadores de diplomas e certificados, porém, nunca se sente seguras para colocar “a mão na massa”, ou seja, não conseguem transformar o conhecimento em ação. Essas pessoas estão buscando mais e mais…

Agora estamos pertinho do que eu quero te falar, o conhecimento é somente o primeiro passo para o aprendizado. Posso te afirmar, que o aprendizado acontece quando somamos o conhecimento mais ação/prática continuada. Este processo tem o nome Evolução Pessoal Permanente (EPP).Então, conhecer algum assunto não te faz um expert ou um bom e eficaz profissional.

O meu objetivo aqui, é elevar seu nível de segurança e confiança em si mesmo. Somente quebrando esta barreira irá conseguir desabrochar todo seu potencial, para isso, será necessário colocar a “mão na massa”, ou seja, transformar o conhecimento em atitudes positivas continuadas.

A Armadilha do Conhecimento

Chega de ficar só estudando, lendo e relendo. O aprendizado somente ocorre “volto a repetir” quando largamos o medo de errar e vamos pra cima. É importante eu te falar também, que Errar faz parte do aprendizado, agora, se você ficar aí esperando se sentir totalmente tranquilo, você nunca irá agir.

Portanto, você fez algum curso, participou de algum evento, se formou em alguma graduação ou aperfeiçoou suas competências, vá lá e pratique exaustivamente. Não seja mais um engolido pela armadilha do conhecimento. Todos nós precisamos melhorar aquilo que fazemos todos os dias, a perfeição vem com a repetição – treine.

Você não tem a obrigação de acertar o gol no primeiro chute, (a não ser que sua posição seja de risco e sua organização não confie em você, neste caso, é melhor avaliar agora a sua permanência nesta empresa). Quantos cursos você já fez? Seja sincero, colocou pelo menos 50% em prática?  Qual a frequência que você tem aplicado o seu conhecimento? Que tipo de informação tem sido de alta relevância para seu trabalho, para sua empresa ou para seus clientes que você não está colocando em prática?

Se você estiver na média, somente míseros fragmentos de conhecimento tem sido relevante na sua vida e carreira. Devemos aumentar relativamente a nossa preocupação com o overloud de informação, estamos nos tornando viciados e obesos em conhecimento, porém, desnutridos de ações positivas continuadas (aprendizado). Lembre-se, às vezes menos é mais.

Vamos ser claro, gosto de ser objetivo. Se estão impedindo você de voar alto? Então, bola pra frente meu irmão, segue sua vida…vá construir sua vida e carreira em outro lugar. Procure pessoas que acredita em você…mas, lembre-se, você deve ser o primeiro acreditar em ti, esta é regra básica!

Sucesso, um abração.

Quer Conhecer As Três Principais Características Do Líder Moderno?

Ricardo Campos

Olá, meu nome é Ricardo Campos, sou COACH & Analista Comportamental DiSC®, minha maior missão é apoiar a formação de novos Líderes, Gestores e Empreendedores. Eu sou o seu Coach Essencial!!!

Website:

Deixe uma resposta